sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PRÍNCIPE DO JAPÃO AMANHÃ NO PARANÁ

FOLHA DE LONDRINA


30/10/2015

Casal imperial japonês chega hoje ao Paraná

Marcos Zanutto
Praça Tomi Nakagawa passa por faxina geral para receber a visita do príncipe e princesa do Japão


O príncipe Akishino Fumihito e a princesa Kiko chegam hoje ao Paraná para participar das comemorações dos "120 anos do Tratado de Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil" no Brasil. O Paraná é o segundo na ordem de visitação após São Paulo, passando por mais outros quatro Estados na sequência. O casal imperial cumprirá um extenso roteiro de visitas em Curitiba e nas cidades de LondrinaRolândia e Maringá.Em Curitiba, eles irão participar de um evento com o prefeito Gustavo Fruet na Praça do Japão, às 14h30. Às 15h10, o casal segue para a Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba); às 17h15 participam de cerimônia no Palácio Iguaçu, onde serão recebidos com honras militares; às 17h45 participam de solenidade comemorativa no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Ainda na capital paranaense, o casal deve se reunir com representantes de entidades e associações nikkeis de Curitiba, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Está previsto também um jantar na residência oficial do governador Beto Richa. 
Amanhã, o casal vem a Londrina, onde cumpre agenda na Praça Tomi Nakagawa e na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel). À tarde, Akishino e Kiko seguem para Rolândia,onde se reúnem com representantes da comunidade nipo-brasileira no Imin Center – Museu Histórico da Imigração Japonesa do Paraná. Lá o casal imperial deve inaugurar a placa dos 120 anos do Tratado de Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil; e deve visitar o Monumento aos Pioneiros, inaugurado em 20 de junho de 1978, pelo príncipe herdeiro e princesa na época, atualmente, Sua Majestade o Imperador Akihito e Sua Majestade a Imperatriz Mitiko, por ocasião dos 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil. 

Para o presidente da Acel, Sérgio Matsumoto, a visita do casal imperial, para os descendentes de japoneses de terceira e quarta geração, está ligada à reverência que seus pais ou avós nutrem pela família imperial japonesa. "Nós, como descendentes, pensando na batalha de nossos pais e de nossos avós, achamos muito importante dar continuidade a essa tradição de reverência ao imperador. Nesse sentido pensamos que a terceira e a quarta geração de descendentes tomassem a iniciativa de levar seus pais e avós para a visita in loco", destacou.  2ª FOTO By FARINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário