segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ARNO GIESEN E O INICIO DO PT EM ROLÂNDIA

FATOS ENGRAÇADOS



lembro que no começo do PT em Rolândia, época difícil, nós completamente sem dinheiro, aconteceram coisas engraçadissimas. Tivemos um candidato a vereador, o Vitorino Sorveteiro, homem já de idade, que anotava numa cadernetinha todos que lhe prometiam voto, e acreditava piamente nisso. Vendia sorvete em carrinho de sorvete na rua, e com isso conversava com meio mundo. E todo mundo prometia o voto sagrado e da família inteira. Na véspera da eleição estava com mais de 2000 (dois mil) nomes anotados. Teve que arrumar até um caderno para ter espaço de tantos nomes... Chegou a eleição, e o Vitorino conseguiu 8 (oito) votos...
Tinhamos também um outro candidato que num comício estava muito empolgado falando um monte de abobrinhas, gesticulando muito, em dado momento de tanto gesticular o microfone escapou-lhe da mão e foi parar no meio do povo que estava assistindo.(ARNO GIESEN )

ARNO GIESEN GARIMPAVA NOVOS TALENTOS

EU FUI UM DELES

O advogado Arno Giesen tem política nas veias. Desde a sua mocidade nunca parou de trabalhar, viver e respirar política. Ele sempre incentivou os jovens a ingressarem na politica. Eu fui um  deles. comecei a ser conhecido escrevendo (com o apoio e incentivo do Arno) para o jornal a Tribuna de Rolândia (1978). Nunca confessei isto, mas os meus padrinhos políticos foram o colega Arno, José Tadeu Mota e depois o Perazolo). A "cabo eleitoral" nº 1 minha sempre foi a minha mãe, Dona Sebastiana e depois o meu irmão Paulo Ademir e o sobrinho Paulo Augusto. A família toda gosta de política mas estes três superam. Meu sobrinho Paulo Augusto Farina desde pequeninho demonstrava aptidão para a política e já me ajudava  pregando as minhas  fotos nos postes e distribuindo santinhos. Eu ensina a ele o pouco que sei, sobre postação de voz, sobre como dirigir o olhar e o esquema do discurso. Ele ouvia com atenção e acabou superando o tio. ( JOSÉ CARLOS FARINA )

OUTRAS DO ADEMAR

PRA RIR

Lembro que ele foi candidato a prefeito em 1988 e a campanha era tão pobre que ele mandou tirar xerox dos santinhos dos seus candidatos a vereador e ainda recomendou que dessem apenas um santinho para cada eleitor (risos) E pior, isto não é mentira. A campanha era tão pobre, tão pobre que ele usava um gravador portátil, super velho, com o cabeçote sujo para gravar para o horário político gratuito. O som era péssimo, "cortava" o tempo todo. Como fundo musical ele usava um disco antigo de vinil que sua irmã tinha gravado há décadas passadas.(rsrsr) Pena que ninguém gravou para a história história. Ele para ganhar a eleição não economizava promessas. Lembro-me de algumas delas: - "Todo trabalhador tem direito a sua casa própria. Se eu for eleito vou dar uma casa de graça para todo trabalhador de Rolândia. Ele prometeu também de construir um horto florestal para colocar lá os mendigos e cães abandonados. (risos)
Um dia o Ademar marcou uma audiência com o prefeito Perazolo. Tive a honra de participar da  mesma. Ele pediu um grande terreno para Perazolo ( cerca de 10 alqueires ), para montar uma industria. Perazolo perguntou que tipo de industria ele queria montar. ele respondeu: - " Estamos montando um conglomerado de industrias no ramo da mandioca. A mandioca chega bruta e vai passando por vários segmentos. No primeiro segmento ela é ralada. no segundo é seca, no terceiro peneirada, no quarto extraimos a farrofa, no quinto a fécula....e por aí afora. Infelizmente o Perazolo não tinha todo o terreno disponível e o empreendimento não saiu até hoje. (risos)

RELATOS DE ARNO GIESEN

PRA RIR TAMBEM
 
Quem não conhece o Ademar Antonio Mozer em Rolândia ? Que já foi candidato a prefeito e a vereador. Mas foi também membro do MDB (não PMDB), ainda nos tempos difíceis, da ditadura (Perazolo & cia. viriam depois)... Pois é, o Ademar Mozer sempre foi um pouco folclórico, e se ele ler o que escrevo aqui vai querer brigar  comigo.Mas ele tinha uma mania, de aparentar ter contactos e conhecimentos com gente importante. Quando a gente ia na chácara dele, no escritóriozinho de madeira que ele tinha lá, ele pegava o telefone e começava a falar: "Puxa vida, Delfim Neto (era o Ministro da Fazenda), eu já falei pra você resolver aquele problema da dívida externa, assim não dá, espero que você faça o que combinamos, etc, etc...". E colocava o telefone no gancho. E aí comentava com a gente: "Esse Delfim não tem jeito, mas vou reclamar pro presidente, etc., etc...." Quem ouvia o Ademar Mozer, sempre de terno beje e grava vermelha, ficava impressionado... Menos eu e alguns poucos, que o conheciamos de outros carnavais, e sabiamos que o telefone já estava cortado há muito tempo por falta de pagamento... 

E não vou falar o nome, Farina, do ex-vereador (várias vezes) que tinha a mania de "arrumar casos" para advogados, gostava da companhia dos causídicos... A vítima preferencial era o saudoso Dr. Antonio Pincelli, que também era vereador. Uma vez ele "arrumou" um inventário para o Dr. Pincelli, disse que era coisa grande, envolvia várias fazendas, inclusive nas proximidades de Rolândia, e que daria para ganhar uma grana. Mas acrescentou que teriam que ir a S.Paulo, pois a viúva residiria lá. Pois aí, um belo dia, foram para S.Paulo. Parece que até a Santos. E procuraram, e o Dr. Pincelli com endereço na mão, não conseguia localizar o local, parece que não existia o número na rua, ou algo semelhante. E assim ficaram uns 3 dias em S.Paulo e Santos, comendo em bons restaurantes, dormindo em hotéis, tudo por conta, já, do inventário que iria ser feito... O Pincelli voltou, e depois dessa nunca mais quis saber dos casos arrumados pelo tal vereador, seu colega de Câmara.  (ARNO ANDREAS GIESEN)

NÍVEL DOS POLÍTICOS ( ROLÂNDIA )

FALTA COMPETÊNCIA

 
 No mandato que exerci como vereador de 1988 a 1992, em uma determinada sessão discutimos durante mais ou menos 30 minutos sobre um determinado projeto de lei. A polêmica envolvia este que vos escreve contra o bloco conhecido como grupão. Depois que os ânimos estavam exaltados o presidente encerrou os debates e passou para a votação. Um vereador, meu companheiro de partido, que estava sentado do meu lado, (um que tem bastante compadres)  me cutucou e perguntou: - Como que voce quer  que eu vote? Eu, irritado, respondi: - Se depois de meia hora de debate voce não chegou a nenhuma conclusão, vote do jeito que quiser! Veja o nível de certos vereadores.( JOSÉ CARLOS FARINA )

NÃO CUTUCA - ROLÂNDIA

PRA RIR


Na companha (1992) um candidato à vereador (josé ...) discursava na Vila Operária, se empolgou e passou do tempo de encerrar. O João Dário que estava do seu lado o cutucou por trás para que encerrasse. O  candidato muito emocionado e achando que estava atraindo ciume de algum adversário, virou-se abruptamente e gritou no microfone: - "quem  está me cutucando? Não gosto que me cutuquem! A gozação foi geral. ( JOSÉ CARLOS FARINA )


CANDIDATO CHORÃO - ROLÂNDIA

PARA RIR

 
Na campanha de 1982 um candidato (hoje falecido) usou da palavra no bairro Ceboleiro e quando lembrou do tempo em que "jogava bola" com Perazolo e outros jogadores no campo ali próximo, começou a chorar literalmente, não conseguindo mais falar nada. Este mesmo candidato discursando com emoção no centro da cidade, e no encerramento assim se pronunciou: - Meu nome é .... e o meu número é....(pensou um pouco e como não se lembrou perguntou a Perazolo) - qual é mesmo o meu número Perazolo? Perazolo disse que também não sabia, fazendo com que encerrasse a sua participação abruptamente com muitos risos da platéia. (JOSÉ CARLOS FARINA )

VEREADOR SE "ENROLOU" NO FIO DO MICROFONE ( ROLÂNDIA )

PRA RIR

Teve um outro candidato que na mesma campanha de 1982, depois de enrolar quase todo o fio do microfone na mão, assim se expressou: - "Se voces não quiserem votar em mim, não tem problema não; voces podem votar em um desses outros candidatos que estão aqui em cima". Só que ao mostrar os outros candidatos ele usou o microfone e girou o corpo com muita rapidez fazendo com que os outros companheiros mais proximos tivessem que abaixar para não receber um "microfononada" no rosto. O riso foi geral. Não vou dizer o nome dele porque ele é meu amigo. Só digo que ele é descendente de alemães e gerenciava fazenda. ( JOSÉ CARLOS FARINA )

VEREADOR QUASE CAI ( ROLÂNDIA )

QUASE CAIU

 
Em um comício que participei há mais de 20 anos atrás, no bairro São Rafael um dos nossos candidatos (primeiro nome Nelson) estava tão bêbado que em um determinado momento ele estava caindo sobre o público. Só não caiu porque Perazolo o segurou pelo paletó. Sobre este assunto o ex-vereador Arno Giesen assim comentou na Comunidade "Rolândia Polítika" do Orkut: "Me contaram que ele ( Nelsom ) estava prá lá de Bagdá, e tinha um buraco no chão da carroceria do caminhão do comício. Aí ele pisou dentro do buraco e desabou. Quem levantou ele parece que foi o Paulo Sato. Em outra ocasião num comício, na mesma campanha, o Nelson estava tão bêbado que, quando foi fazer o discurso, gesticulando muito, o microfone escapou da mão dele e caiu sobre o público... não preciso comentar a reação do povão..." ( JOSÉ CARLOS FARINA e ARNO GIESEN )

REVÓLVERES NA CÂMARA MUNICIPAL ( ROLÂNDIA )

HISTÓRIA DA POLÍTICA E DE POLÍTICOS

 Converso sempre com os políticos antigos de Rolândia. Horácio Negrão (pai) de saudosa memória me contou um dia que no tempo em que ele era secretário da Câmara Municipal, nos anos 50, uma noite ele estava redigindo  a ata, quando o "pau comeu". Os vereadores da época (Benedito  Ferreira era o presidente) começaram a discutir, de repente os ânimos se exaltaram e começaram a "rancar" revólveres e colocar em cima de mesa. Ele (Sr. Horácio) e o presidente abandonaram o recinto e foram se esconder lá nos fundos do quintal em uma moita  de bananeira. A Câmara funcionava nesta época ao lado da atual prefeitura, onde funciona a junta militar. Não sei se é verdade, mas Horácio teria terminado a ata lá mesmo atrás da moita de bananeira e teria escrito: "por motivos de força maior a sessão foi encerrada sem as assinaturas dos presentes. (risos). JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

CARLINHOS PINHEIRO E O ENGENHEIRO ( ROLÂNDIA 1989 )

CARLINHOS PINHEIRO

Carlinhos foi um dos políticos mais autênticos e sinceros que conheci. Ele era secretário de obras de Perazolo em seu primeiro mandato. A prefeitura estava construindo uma "determinada obra", e um certo dia, estando eu e meu irmão Paulo Ademir Farina presentes no gabinete do prefeito apareceu o engenheiro desta obra, estava bravo e dizendo que meu irmão tinha exigido nos projetos "brocas" muito profundas e que ele não iria respeitar. Houve uma discussão e, em certo momento, o engenheiro esmurrou a mesa e gritou que era homem. Carlinhos, bem calmamente, olhou bem nos olhos do tal engenheiro e disse com sotaque de mineiro: - " quer dizer que o senhor é homem? O engenheiro respondeu que era homem. Carlinhos então arrematou: - Então o negócio está ficando bom porque até agora eu pensava que o senhor fosse um moleque! O engenheiro fez de conta que não entendeu e Carlinhos ainda completou: - "Olha aqui sujeito! Se o doutor  Farina disse que as brocas tem que ter 2 metros o senhor vai ter que obedecê-lo porque ele é o nosso engenheiro e ele sabe o que está fazendo. Se o senhor não cumprir as determinações dele não lhe pagaremos!. E assim tudo ficou resolvido.  JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.
NOTA: 
CARLINHOS É O PRIMEIRO A ESQUERDA, CAMISA AMARELA.

PERAZOLO E O PRÍNCIPE ( IMIN 90 ) ROLÂNDIA - PR.,


PRA RIR

Quando o príncipe do Japão visitou Rolândia na década de 90 juntamente com o presidente Fernando Henrique Cardoso eu estava junto com Perazolo na sala VIP do Museu japonês. Após o coquetel todos queriam tirar fotos com o príncipe e com FHC. Mas Perazolo como era humilde ficou para trás. Eu não me conformei... peguei perazolo pelo braço e o fui levando no meio da multidão de autoridades. Quando estávamos bem próximo do príncipe ainda tinha um japonesinho. Eu o cutuquei e disse: - Dá licença para o prefeito de Rolândia passar! O cara respondeu: - Eu também sou prefeito!... Eu sou o Cássio Tanigushi de Curitiba. Aí o Perazolo falou: - Farina, deixa o homem. Depois eu tiro a foto. E assim foi feito, tudo no seu tempo Perazolo acabou sendo chamado para a foto.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

ISMAEL e EURIDES MOURA EM CAMPANHA - ROLÂNDIA

ISMAEL e EURIDES ( A COXINHA )

É PRA RIR
                         
O ex-vereador Ismael Ferreira Martins de São Martinho, de quem fui companheiro de Câmara uma vez contou que saiu com o Eurides Moura para fazer campanha política na região. De manhã passaram em uma lanchonete e comeram uma coxinha cada um com café. As horas foram passando e o Ismael ( na época era obeso e comia pra dois homens normais) foi ficando com fome e quando deu meio dia pediu para parar para almoçar. Eurides teria dito: - Olha companheiro, vamos esperar mais um pouco...eu estou empazinado com aquela coxinha que comemos. O tempo foi passando e deu uma hora da tarde. O Ismael mais uma fez pediu: - Seu Eurides vamos parar para almoçar que eu já estou desmaiando de fome. Eurides mais uma vez teria respondido: - Vamos esperar mais um pouco...eu estou empazinado com aquela coxinha que comemos.Ismael aí perdeu a paciêcia e falou já bravo: - Você pode estar empazinado eu estou azul de fome. Pode para o carro ai que eu pago o meu almoço. (risos). JOSÉ CARLOS FARINA

FARINA e DR. OSNI GIORDANI ( ROLÂNDIA )

DR. OSNI MASSAGISTA?

PARA RIR

Fui colega vereador do Dr. Osni Giordani. Uma vez participamos de um congresso de vereadores em Brasilia. Eu, ele e Horácio Negrão. O Dr. Osni nos levou no carro particular dele. Daqui lá fui fazendo um monte de consultas de graça. Perguntei sobre coluna, estomago, rins, etc. O Dr. Osni já estava com o "saco cheio" de tanto responder consulta médica. Aí quando nos hospedamos no hotel,  estando eu com a coluna vertebral fora do lugar, com a maior cara de pau pedi: - "Osni dá pra você colocar a minha coluna no lugar"? Ele deu um sorriso e respondeu: - "Puxa Farina!... Só faltava essa!...Você veio de lá aqui fazendo consultas de graça e ainda quer massagem"? Eu, - com cara de piedade - respondi: "Vai Osni, ajuda aí... depois você manda a conta... Ele rindo falou: - Vai, deita ai vamos ver o que eu posso fazer... Não é que fiquei bom (risos). E a conta nunca recebi... Obrigado Dr. Osni você é um bom amigo. Um ótimo médico e um bom massagista... 
JOSÉ CARLOS FARINA (27/12/2010)

CERVEJAS NO CAFEZAL ( ROLÂNDIA - PR.)

CERVEJAS NO CAFEZAL ( ROLÂNDIA - PR.)

PRA RIR

Eu era candidato a vereador nos anos 90 e fui fazer uma palestra no Escolinha do cafezal onde  fundei um associação de moradores. Estava em companhia de um cabo eleitoral . Era uma noite quente de verão. Fazia mais de um mês que não chovia. Suamos pra valer. Muita poeira no ar... Só pensávamos na cerveja de logo mais. No barracão da Associação tinha mais de 60 pessoas e um monte de marmanjos. É claro que eu não poderia convidar todo mundo pra cerveja pois precisaria de um pacote grande de dinheiro. Aí fomos escondidos na lanchonete do Erdey. Nem mal tomamos a primeira e chegou aquele pessoal todo. Os caras vieram no rastro. Eles também tiveram a mesma ideia  Para garantir o voto cai na besteira de oferecer cerveja pra turma (mais de 20)... Eu só escutava o rapaz do bar...tchii...tchii...tchii...tchii... (barulho do gás)... em poucos minutos o balcão já estava forrado de garrafa vazia. Como de bobo eu só tenho a cara falei: - Serve mais uma rodada e fecha a conta que eu tenho outra reunião. (de mentira é claro). A dor de barriga foi tão grande que não quis mais cerveja naquela noite (risos). Bons tempos. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

PRIMO TONINHO - CABO ELEITORAL


CABO ELEITORAL ( ROLÂNDIA - PR.)
PARA RIR

Em uma das minhas campanhas eleitorais contratei um primo ( o Toninho) para me ajudar. No primeiro dia deixei ele com o meu jipe na Rua Topázio (Vila Oliveira) e pedi que ele entregasse santinhos naquela rua até o fim. Quando retornei a tarde para ver como estava indo os trabalhos encontrei-o no mesmo bar, cercado de "paus d´água e ele tentando dar partida no jipe. Foi por Deus. Ele acabaria batendo o jipe. Aí no outro dia acompanhamos o Perazolo numa reunião lá com o Balan, com direito a cervejas (pros eleitores). Num determinado momento o Perazolo chega pra mim e diz: - O Farina segura o seu cabo eleitoral que ele tá bebendo todas. Não vai sobrar pra mais ninguém, e a cerveja é só pros eleitores pô!!.  JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

FESTA DO BIANCO - ROLÂNDIA

FARININHA

PRA RIR
                         
Na entrega do título de cidadão honorário para o Bianco (ex-governador de Rondônia, nascido em Rolândia), houve uma festa no Rolândia Country Club regada a Whisky 12 anos. Perazolo era o prefeito. Estavam todos animados e felizes. Eu tinha convidado o farininha (quase um menino na época) e em um determinado momento esqueci dele (eu também estava alegre). De repente o Ticão veio até onde eu estava e falou no meu ouvido: - "Farina, você viu o  Farininha como tá "alto"?  Eu respondi que não. Ele me levou até próximo onde ele estava e disse: -  Leva ele embora  pra não dar vexame. Quando o Farininha entrou dentro do carro dele sem querer ligou o limpador do vidro traseiro e não conseguia desligar. Eu fui acompanhando ele com o meu carro até a sua casa para garantir que ele chegasse, mas o limpador eu só desliguei quando chegamos. Chegou a fazer risco no vidro.  Ainda bem que aprendeu a lição. Agora ele só bebe socialmente. (risos)
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

sábado, 25 de dezembro de 2010

MENSAGEM PARA LUIZ INÁCIO ( LULA ) DA SILVA e DILMA

FELIZ ANO NOVO BRASIL


LUIZINHO:....

Peço a Deus que agora no próximo governo da Dilma haja

só avanços...que o loteamento do governo seja para o bem

para o bom...pela ética...moralidade...transparência...

MENSALÃO NUNCA MAIS!...



DEUS ABENÇOE O BRASIL

FELIZ 2011

JOSÉ CARLOS FARINA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PAULO FARINA CONCEDE ENTREVISTA AO "TETO DE BARRO"

                                                 Paulo Augusto Farina,concede entrevista a Rodrigo Stutz

Com Lula no Planalto!

Paulo Farina e Lula no Planalto. By Ricardo Stuckert.

                                                             PAULO AUGUSTO FARINA






QUEREMOS MAIS JOVENS NA POLÍTICA DE ROLÂNDIA

QUEREMOS RENOVAÇÃO NA POLÍTICA DE ROLÂNDIA


São poucos os jovens com competencia para mandar alguns chupins que temos em Rolândia de volta para o caminhão de onde eles cairam. Se tivéssemos mais jovens com competência, algumas pessoas que não tem nada a ver com Rolândia jamais morderiam um centavo sequer dos cofres públicos...Peço a Deus que prepare alguém para na próxima eleição chutar as bundas de alguns mercenários e  aventureiros que poluem o ar da cidade...Deus tenha piedade de Rolândia!... 
JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - QUEM FECHOU A ESTRADA ?

QUEREMOS UMA RESPOSTA

domingo, 19 de dezembro de 2010

ESTAMOS TAMBÉM NO ORKUT e YOUTUBE

TAMBEM ESTAMOS NO:


 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10380909

-X-X-

http://www.youtube.com/user/josecarlosfarina?feature=mhum



PRA QUE GASTAR 20 MILHÕES COM LULA?

NÃO PRECISA DE FESTA LULA


Seja Lula, Dilma ou FHC não acho certo gastar mais que uma champanha e um bolinho de despedida. Quando chegar a hora é só pegar as malas e dar tchau. Contrararia no máximo uma bandinha. Se eu fosse o Lula pegava estes 20 milhões e dava pra crianças pobres.

JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CARLINHOS PINHEIRO E O ENGENHEIRO ( ROLÂNDIA 1989 )

CARLINHOS PINHEIRO - POLÍTICO AUTÊNTICO E CORAJOSO

Um dos politicos mais autenticos e sinceros que conheci. Ele era secretário de obras de Perazolo em seu primeiro mandato. A prefeitura estava construindo as casas geminadas, e um certo dia, estando eu e meu irmão Paulo Ademir Farina presentes no gabinete do prefeito apareceu um engenheiro da cidade bravo dizendo que meu irmão tinha exigido nos projetos "brocas" muito profundas e que ele não iria respeitar. Houve uma discussão e, em certo momento, o engenheiro esmurrou a mesa e gritou que era homem. Carlinhos, bem calmamente, olhou bem nos olhos do tal engenheiro e disse com sotaque de mineiro: - " quer dizer que o senhor é homem? O engenheiro respondeu que era homem. Carlinhos então arrematou: - Então o negócio está ficando bom porque até agora eu pensava que o senhor fosse um moleque! O engenheiro fez de conta que não entedeu e Carlinhos ainda completou: - "Olha aqui sujeito! Se o doutô Farina disse que as brocas tem que ter 2 metros o senhor vai ter que obedecê-lo porque ele é o nosso engenheiro e ele sabe o que está fazendo. Se o senhor não cumprir as determinações dele não lhe pagaremos!. E assim tudo ficou resolvido.
TEXTO DE JOSÉ CARLOS FARINA - LEGENDA DA FOTO: LAERCIO, BEFFA, CARLINHOS, FARINA, MINEIRO e ZINHO.

PERAZOLO ENFRENTOU JAIRO MELLO E CIDO BARBEIRO

QUASE VIROU AGRESSÃO
 Jairo Mello e Cido Barbeiro uma vez disseram na cara do Perazolo no seu próprio gabinete na Prefeitura que não acreditavam que ele (Perazolo) construiria o Lago e asfaltaria todo os 5 conjuntos. perazolo quis agredir Jairo Mello, mas foi impedido por seus secretários. Perazolo, bravo, esbravejou  que se ele fizesse (e fez mesmo estas obras) eles teriam que lamber as pedras do asfalto. Mas Perazolo com a sua alma grandiosa perdoou-os. Nunca mais tocou no assunto. Deus o tenha Perazolo. O fato foi testemunhado por mais de 20 pessoas.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

REQUIÃO e ÁLVARO DIAS - APOSENTADORIAS INJUSTAS?

REQUIÃO x ÁLVARO DIAS




Muito se tem falado sobre as aposentadorias de Requião e Álvaro Dias. De fato é uma grande injustiça. Apenas acrescento que pior eles (os políticos) fazem todo dia e ninguém reclama. Ex. aumento dos seus próprios salários com índice superior a 60% enquanto o salário mínimo nunca passa de 11%. O que falar então dos milhares de assessores que eles têm e que praticamente nada fazem e recebem polpudos salários. O que falar das passagens aéreas "pra baixo e pra cima" toda a semana. O que falar da "ajuda" para correios, veículos, aluguel e assistência médica? E só tem um jeito de acabar com tudo isso: ESCOLHENDO E VOTANDO MELHOR.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PERAZOLO - OBRAS - ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO DE JOSÉ CARLOS FARINA

EURIDES PRESTA CONTAS DOS 2 ÚLTIMOS MANDATOS

JOHNNY LEHMANN - CINCO MESES DE MANDATO

VEJAM O VÍDEO

EURIDES MOURA FALA DO FGTS E JOHNNY

JOHNNY LEHMANN REBATE ENTREVISTA DE EURIDES

ENTREVISTA COM BANZA - ROLÂNDIA

BETO RICHA EM ROLÂNDIA

OSMAR DIAS EM ROLÂNDIA - PR.

REQUIÃO EM ROLÂNDIA - PR.

VEREADOR GANHOU UM CARRO ZERO ( ROLÂNDIA )

VEREADOR CORRUPTO

 Na legislatura de 1982 a 1988, (eu era um dos vereadores), em uma determinada eleição para a mesa, eu e o Nikolaus Schauff montamos uma chapa com o unico lema: trabalhar com honestidade. Tínhamos a vitória como certa. Mas no último dia para registrar a chapa um dos vereadores que tinha dado a palavra sumiu. Só apareceu na hora da votação para votar na chapa adversária. Depois ficamos sabendo que o mesmo tinha ganhado um fusca.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PERAZOLO - O MAIS CARISMÁTICO

O CARISMA DE JOSÉ PERAZOLO

Indiscutivelmente Perazolo foi o político mais carismático de Rolândia, de todos os tempos. Fui companheiro de Perazolo por mais de 25 anos (nunca mudei de grupo) e posso falar que ele era amado por crianças, jovens, mulheres, homens e idosos. Ele sabia cativar a todos. Ele era muito expontaneo ao abraçar, ao cumprimentar. Sempre tinha uma palavra e um carinho para todos. Ao abraçar ele sempre apertava o rosto da pessoa contra o dele e falava: - "Me ajuda meu irmão. A classe trabalhadora não pode ficar sem um lider. Nem que for um cima de um caixote eu jamais deixarei de defender a nossa classe. O voto não se compra, se conquista. Minha mãe branca,. minha mãe preta, fiquei órfão quando era muito jovem, e fiquei responsável por seis irmãos, todos pequenos e sei o quanto é triste uma criança pedir um doce e a gente não ter o dinheiro para comprar. Se nós formos vencedores vocês não terão na prefeitura  um prefeito, mas um irmão". Ele sempre tinha uma palavra para o pobre, para o rico, para o jovem, para as mulheres, para os idosos, para as pessoas da cidade e para as pessoas da roça. Ele sabia entrar e sair de qualquer ambiente. Lembro-me que na campanha vitoriosa de 1988, após o último comício fomos comer um lanche na Holandeza. Chegando lá o ambiente não nos era favorável. 80% das pessoas que ali estavam eram do grupão. Eu, e outros candidatos à vereador nos sentamos e cumprimentamos apenas os conhecidos. Já Perazolo passou de mesa em mesa e na maior cara de pau, pediu votos pra todos. Só ele mesmo!....Ganhou aquela eleição sem gastar quase nada. Já os adversários mesmo contratando Ronnie Von, Sidney Magal e Trio los Angeles....perderam é claro.
 
JOSÉ CARLOS FARINA

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EURIDES CANDIDATO À PREFEITO

Eurides Moura topa voltar 

 E o ex-prefeito de Rolândia, Eurides Moura, com seus lá 70 e tantos anos, está mais elétrico do que nunca.

Agora à tarde, durante caminhada do candidato ao senado Gustavo Fruet em Rolândia, disse que está preparado para a próxima campanha eleitoral na cidade. "Olha, eu não estou fazendo campanha pra prefeito, mas se o povo quiser, eu me candidato", disse ele querendo que queiram.(Blog Paçoca com açucar)

JOSÉ PERAZOLO ( EX PREFEITO DE ROLÂNDIA - PR. )

JOSÉ PERAZOLO

Governou Rolândia de 1988 a 1992 e de 1997 a 2.000. Sua principais realizações foram: Parque Industrial Roland, Parque Industrial Cafezal, Parque Industrial Pennachi, Parque Industrial Jandelle (2ª etapa), asfalto completo com galerias dos 5 conjuntos, Lago São Fernando, calçadão, capela mortuária do centro e da Vila, Instalações da Oktoberfest incluindo cozinha, refeitório, coreto e palcos, reforma completa da Rodoviária, Escola do Trabalho, rotatórias,  CCI (Centro de Convivencia do Idoso), construção e  ampliação de postos de saúdes e escolas, arquibancada e cobertura do Nacional (NAC), desativação do lixão, construção do aterro sanitário, praça do Jardim Novo Horizonte, construção de campos de futebol, instalação de uma gigantesa galeria de águas pluviais do Ginásio de Esportes até o Lago Ingá  e inauguração da rede de esgoto. Em seu primeiro mandato Perazolo recuperou o asfalto de dezenas de ruas com uma máquina de lama asfáltica adquirida na época. Faleceu em 08 de abril de 2008, fato que causou grande comoção social em Rolândia.                                                                                                   JOSÉ CARLOS FARINA

EURIDES MOURA ( EX - PREFEITOS DE ROLÂNDIA - PR. )

EURIDES MOURA

Governou Rolândia de 1982 a 1988 e de 2000 a 2008. Suas principais realizações foram o Parque Industrial Itamaraty, Ginásio de Esportes da Vila OLiveira, início da rede de esgoto, ciclovia, chafariz, reforma da praça castelo branco.

JOSÉ CARLOS FARINA

PEDRO SCOMPARIN ( EX - PREFEITO DE ROLÂNDIA - PR. )

PEDRO SCOMPARIN

Governou Rolândia de 1970 a 1972 e de  1977 a 1982. Sua principais realizações foram o asfaltamento de um grande trecho da Vila Oliveira, a construção da Biblioteca e Casa da Cultura, aquisição de máquinas, urbanização e ajardinamento do centro da cidade.

JOSÉ CARLOS FARINA

ORLANDINO DE ALMEIDA ( EX-PREFEITO DE ROLÂNDIA - PR )

ORLANDINO DE ALMEIDA

Orlandino de Almeida governou Rolândia de 1973 a 1976. Suas principais realizações foram a construção do Ginásio de Esportes "Emilio Gomes", os jogos abertos do Paraná, asfalto de várias ruas da Vila OLiveira e o início da industrialização do Município com a vinda da Cotam em seu mandato. Após lutar incansavelmente contra um câncer de próstata, faleceu na noite de 05/10/2010, aos 77 anos, o ex-prefeito de Rolândia Orlandino de Almeida. Após várias internações, ele estava no Hospital do Câncer de Londrina desde o dia 18 de setembro.  Ele foi o responsável pela instituição do regime estatutário de sua época e também é lembrado entre outras realizações, pela construção do Ginásio de Esportes Emílio Gomes.
                                             JOSÉ CARLOS FARINA

domingo, 5 de dezembro de 2010

EX-PREFEITO PRIMO LEPRE DE ROLÂNDIA - PR.

                                                                   PRIMO LEPRE

Convivi com Primo Lepre de 1982 a 1988 quando fomos colegas vereadores. Pertencíamos a grupos rivais. Eu do grupo de Perazolo e ele do grupo de Eurides Moura. O melhor amigo dele nesta época era o vereador Nelson Armacollo. Estavam sempre juntos. Primo era inteligente e demonstrava amar muito Rolândia. Foi um bom vereador e meu saudoso pai falava que ele foi também um bom prefeito. Tive só uma discussão com ele em nosso tempo de Câmara, mas logo reatamos a amizade que perdurou até o fim. Primo faleceu com noventa e poucos anos, e poucos dias antes do falecimento ainda fazia longas caminhadas e frequentava bailes na vizinha cidade de Londrina, todo sábado. Gostava de conversar e dar boas risadas. Na época em que convivi com ele lembro-me que os vereadores (eu também) zuávamos (brincávamos) muito com ele e ele sempre levava na "esportiva".
JOSÉ CARLOS FARINA

EX-PREFEITO AMADEU PUCCINI DE ROLÂNDIA - PR.

AMADEU PUCCINI


A muito tempo entrevistei o saudoso Amadeu Puccini. Entre outras historias ele contou uma sobre um capitão de polícia que obrigava todo mundo a se filiar e trabalhar para o PRB. Ele era filiado ao PTB e não aceitava imposição de ninguém. Uma vez o pessoal do PRB fez um churrasco lá pelos lados de São Rafael e o convidou. Ele aceitou. Levaram  ele de camionete. Estavam ele e outros convidados em cima da carroceria. Chegando ao local Amadeu viu o tal capitão agredindo pessoal (torturando) para que assinassem a ficha daquele partido. Ai, o nosso político botinudo (como era conhecido) fugiu e veio a pé embora, sem provar do churrasco do PRB. Tinha (e tenho) admiração por Amadeu Puccini. Grande alma. Grande cidadão. Grande político. Político honesto. Serviu e serve de exemplo até hoje. Realizou grandes obras para a cidade. Sua marca maior era a economia. No tempo dele não tinha tantos cupinchas e os serviços eram realizados rapidamente. A caixa d´água e o prédio da prefeitura são duas obras de sua administração.  JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maioria dos vereadores de Rolândia não aparecem na mídia

A maioria dos vereadores de Rolândia - Pr. não aparecem na mídia. Será que é falha da mídia ou a maiorias deles tem apresentado pouco serviço? Disponibilizamos este espaço para que eles apresentem o que andam (ou  não) fazendo em favor do povo rolandense....

JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.
                 FOTO By FARINA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Querem parar o Trem em Rolândia - Pr.

Um movimento iniciado na comunidade "Eu amo Rolandia" do Orkut está tentando marcar um dia de protesto para parar o trem da ALL. O motivo do protesto são os constantes transtornos dos trens que impedem o livre transito de pessoas e veículos. Já houve um caso de morte de um doente que estava sendo transportado em uma  ambulancia e que não suportou o tempo da espera. O lideres do movimento querem a construção das trincheiras prometidas por Johnny já. Se Cambé conseguiu nós também queremos...JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

                   Foto by Farina

PROCURADOR DESPACHOU O CASO DAS ÁRVORES DE ROLÂNDIA

Procurei hoje o Sr. Luiz Mariani, funcionário do Ministério Público local o obtive a informação que o Procurador Geral da Jusitça de Curitiba já daspachou a denuncia formulada pelos ambientalistas e vereadores contra a "matança" das árvores públicas de Rolândia. A Promotora de Justiça local, Dra. Lucimara Salles Ferro, por sua vez recebeu o processo aberto e tomará as providências legais nos próximos dias.






Foto by Farina                                          texto de José Carlos Farina - Rolândia - Pr.

Biblioteca da prefeitura de Rolândia tem net discada

A biblioteca da prefeitura tem dois computadores com internet, mas deve ser discada porque não abre nenhum tipo de vídeo...Pitangueiras, com 8.000 habitantes tem internet banda larga via rádio gratuita para toda a população e pior ....FUNCIONANDO BEM!...Pedimos uma solução já!... JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO JORNAIS ANTIGOS E FOTOS ANTIGAS DE ROLÂNDIA - PR.

VEJAM O VÍDEO: CLIQUE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rolândia carente de internet nas Escolas

O Município de Rolândia, pelo que eu saiba, possui apenas uma Lan House pública, e ainda assim com um provedor super lento, que mal dá para abrir um vídeo por vez. O Município de Pitangueiras, bem menor, possui internet pública e gratuita para toda a cidade e zona rural. Quem quiser se inteirar assista o vídeo no Youtube com o título "Pitangueiras - internet gratuita",  ou  link:
 http://www.youtube.com/watch?v=qZ_mJw7AqCQ
Enquanto Rolândia não evoluir a tanto, pelo menos poderíamos ter computadores e internet em todas as escolas do município. Não podemos perder para outros municípios menores.
 
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beto Richa garante a Farina que vai investir em Rolândia

VEJAM O VÍDEO:

FARINA VÍDEOS ROLÂNDIA - PR.

JOHNNY PRECISA APROVEITAR O MOMENTO EM ROLÂNDIA - PR.

O prefeito Johnny Lehymann precisa aproveitar o grande momento que Rolândia vive em termos de representatividade. O PT de Rolândia, através dos irmãos Nogaroto são "de dentro de casa" com os deputados federais André Vargas, Dr. Rosinha, da senadora Gleysi, do minstro Paulo Bernardo e do chefe de gabinete do Lula, Gilberto Carvalho. Agora é a hora de desengavetar os projetos para as tres trincheiras ( viadutos ) para a a linha férrea do centro de Rolândia. Não podemos descartar também o prestígio da Hauly, Lupion, Canzine, Requião e Álvaro Dias. A partir de janeiro de 2011 vamos agendar audiencias com este pessoal. Me chamem que eu vou também para documentar em vídeo. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.
 
 

sábado, 13 de novembro de 2010

CADÊ OS FISCAIS AMBIENTAIS DE ROLÂNDIA - PR. ?

E cadê os fiscais ambientais para fiscalizar esta poluição ai da saída de Rolândia para Arapongas? O Farininha elaborou com a ajuda dos ambientalistas um dos melhores códigos ambientais do brasil mas até hoje o Johnny e Waldiceu nao contrataram fiscais....Vamos pegar isso por escrito do proximo prefeito...ão acredito mais em cegonha e papai noel...JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MAIS CORTES DE ÁRVORES EM ROLÂNDIA - PR.

Pelo que li nos jornais locais vem ai mais uma onda de cortes de árvores da arborização pública de Rolândia. Esperamos que haja parecer técnico de todas as árvores que irão ser sacrificadas. Pedimos pelo amor de Deus que tenham piedade das nossas árvores. SOCORRO!....
 
JOSÉ CARLOS FARINA

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ROLÂNDIA POLITIKA DO ORKUT

Conheça a melhor comunidade de Rolândia do Orkut: Rolândia Politika. Isto mesmo com "K". Entre e participe. Terei o máxima prazer em recebe-lo como sócio. JOSÉ CARLOS FARINA (dono)